Você é consumista compulsiva?







O ato de comprar muitas vezes não está relacionado simplesmente com a aquisição de bens para o consumo. As compras podem assumir uma ligação com a frustração ou a solidão.



Cresce cada vez mais o número de pessoas que procuram ajuda psicológica ou psiquiátrica para controlar o consumo compulsivo.

O costume de comprar aparece por volta dos 18 anos, quando apesar de não comprarem, os jovens gastam horas experimentando roupas.

O consumo compulsivo pode comprometer desde o equilíbrio emocional até o orçamento familiar. Diante da impossibilidade financeira de adquirir um produto, a ansiedade da pessoa pode ser aumentada.

O professor Roberto Pani aponta que o consumo pode funcionar para remediar carências.
Dificuldades de relacionamento podem ser sinalizadas pela compulsão. Giovanni Siri salienta que a identidade é fundamentada através das relações com o próximo. Sendo assim, diante de situações nas quais as pessoas se sentem ansiosas e frágeis, essas podem tentar preencher a falta de relações mais complexas, adquirindo objetos, já que esses não as rejeitam nem decepcionam.

O consumidor só se satisfaz ao adquirir o produto cobiçado, porém este tem um valor simbólico, ou seja, quando é adquirido perde seu valor, uma vez que o que está por trás da compra pode ser a tentativa de suprir carências afetivas.

Por Patrícia Lopes




domingo, 7 de fevereiro de 2010

Sol , sabendo usar faz muito bem bem a saúde .


Todo mundo sabe que a exposição excessiva ao sol, sem proteção e em horários críticos ( entre as 11h e as 15h) causa câncer de pele e envelhecimento precoce.


Mas o sol na medida certa é um forte aliado para manter uma vida saudável. Além de deixar o tom da pele mais luminoso e bonito.

Segundo a dermatologista Carla Albuquerque, da Sociedade Brasileira de Dermatologia o sol traz benefícios para a pele, para o metabolismo e até para o humor.


Algumas doenças de pele, como psoríase e dermatite seborreica, podem ser melhoradas com exposição moderada e criteriosa ao sol.Segundo a dermatologista, a exposição ao sol estimula a produção de vitamina D pelo organismo, essencial para a formação e manutenção dos ossos do nosso corpo. Isso acontece porque ela age facilitando a absorção do cálcio.

Um dos efeitos do sol é manter as pessoas acordadas e dispostas. Isso porque os raios ultravioletas reduzem os níveis do hormônio do sono, chamado melatonina.

Estudos comprovam que os raios solares estimulam o bom humor, evitando depressão e suicídios, freqüentes em países de inverno rigoroso.Os raios solares melhoram a circulação sangüínea, ajudando na eliminação de substâncias nocivas ao organismo. O sol também fortalece o sistema imunológico do organismo.

O fator mínimo para uma proteção adequada é o FPS 15, aplicando o filtro generosamente sempre 20 a 30 minutos antes de se expor ao sol e reaplicar a cada 2 horas ou sempre que se molhar. Pessoas ruivas e loiras precisam usar, no mínimo, o FPS 30. Um FPS 30, por exemplo, mostra que a pessoa está 30 vezes mais protegida contra esses raios do que se não usasse nada.
- O bronzeado deve ser gradativo para uma melhor fixação e beleza no tom da pele.
- Escolha sempre os filtros que possuem proteção contra os raios UVA e UVB para uma maior proteção.
- Para pessoas de pele oleosa ou com tendência à formação de cravos e espinhas, o ideal é utilizar filtros Livre de óleo ou “oil free” e também os não comedogênios.Já existem também os filtros direcionados para aplicação no rosto.
- Se possui pele sensível com probabilidade de ocorrer alergias, é indicado os filtros hipoalergênicos, e que também não possuam a substância PABA, com alto poder de causar alergias.
- Os Lábios, os cabelos e a cabeça, principalmentedos dos cauvos, também necessitam de proteção.
- As crianças precisam de atenção dobrada.
- Os óculos escuros com a proteção dos raios UV, fazem a proteção aos olhos e a pele da região ao redor dos olhos.
- Procure o seu dermatologista para que ele identifique o seu tipo de pele, e fique atento a qualquer alteração ou mancha na pele.

Lembre-se: todos esses cuidados são importantes para nos protegermos, mas tomar sol moderadamente é essencial para um efeito benéfico à saúde. Nada como um lindo dia de sol, caminhar ou correr na praia e ir trabalhar mais disposto com a pele bronzeada.
Luciana Gachet
Estudante de Jornalismo e
Editora de Reportagem da TV Universitária Carioca On-line.



Nenhum comentário:

Seguidores

Arquivo

Pesquisar este blog

Related Posts with Thumbnails