Você é consumista compulsiva?







O ato de comprar muitas vezes não está relacionado simplesmente com a aquisição de bens para o consumo. As compras podem assumir uma ligação com a frustração ou a solidão.



Cresce cada vez mais o número de pessoas que procuram ajuda psicológica ou psiquiátrica para controlar o consumo compulsivo.

O costume de comprar aparece por volta dos 18 anos, quando apesar de não comprarem, os jovens gastam horas experimentando roupas.

O consumo compulsivo pode comprometer desde o equilíbrio emocional até o orçamento familiar. Diante da impossibilidade financeira de adquirir um produto, a ansiedade da pessoa pode ser aumentada.

O professor Roberto Pani aponta que o consumo pode funcionar para remediar carências.
Dificuldades de relacionamento podem ser sinalizadas pela compulsão. Giovanni Siri salienta que a identidade é fundamentada através das relações com o próximo. Sendo assim, diante de situações nas quais as pessoas se sentem ansiosas e frágeis, essas podem tentar preencher a falta de relações mais complexas, adquirindo objetos, já que esses não as rejeitam nem decepcionam.

O consumidor só se satisfaz ao adquirir o produto cobiçado, porém este tem um valor simbólico, ou seja, quando é adquirido perde seu valor, uma vez que o que está por trás da compra pode ser a tentativa de suprir carências afetivas.

Por Patrícia Lopes




quinta-feira, 15 de abril de 2010

Como lavar pincéis de maquiagens

2 comentários:

Jeferson Cardoso disse...

Rejane, obrigado por sua atenção ao meu poema "Um Abraço". É um dos mais antigos de meu blog, sendo assim tenho um carinho especial por uma leitura nele.
Espero que tenha tido um ótimo feriado curtindo a família. Aguardarei as suas leituras e comentários. Ok?
Abraço e tenha um ótimo final de semana!

Jeferson Cardoso disse...

Rejane, que legal que você veio ler este meu projeto Cartas a Tás! Na época em que o fiz foi muito solitário. Pode notar que quase não há comentários; mas a paixão pela escrita me moveu; e eu consegui concluir meu projeto. Ao ver o seu comentário senti grande alegria e parei tudo que estava fazendo, só para vir e reler. Fiz algumas correções (estes textos não foram todos revistos). Fiz até alguma modificação, mas não mudei nada da essência.
Querida Rejane, obrigado por seu carinho e atenção. Isso foi muito especial.

Abraço do Jefhcardoso!

Seguidores

Arquivo

Pesquisar este blog

Related Posts with Thumbnails